A reabilitação oral é chamada assim por ser o processo que recupera a estética e saúde dental através de procedimento nos dentes, na gengiva ou em qualquer região da boca, seja uma restauração, uma extração ou um implante dentário. Geralmente é comum comparar esse processo à estrutura de um prédio, ou seja, se você não cuida dos pilares de sustentação de um edifício, isso pode comprometer toda a estrutura da obra, inclusive, levá-la a ruir. Os nossos dentes passam por um processo semelhante, uma vez que a falta de atenção acarreta problemas sérios não apenas na boca, mas, também, em vários órgãos.
Estes procedimentos devolvem a auto estima, a segurança de poder sorrir e mastigar sem medo, devolvem a dignidade. Tudo isso com um conjunto de tratamentos que visam melhorar a mastigação, estética e até a fonética, aprimorando a qualidade de vida do paciente.
Para poder recorrer a esse tratamento, primeiramente o profissional irá lhe pedir alguns exames para assim poder definir o que fazer para atingir os melhores resultados diante do seu caso. Os procedimentos mais habituais para a reabilitação oral são: a colocação de prótese fixa, implantes e, no caso mais estético, lentes de contato dental, porém tratamentos mais básicos, como limpeza, e tratamento de canal, também fazem parte desse processo.
Esse tipo de trabalho é realizado por um clínico geral experiente ou por uma equipe multidisciplinar, já que diferentes especialidades estão ligadas no planejamento.