O mau hálito é identificado pelo odor que se situa na cavidade oral e pode ser estimulado por diversos motivos. Por se tratar de uma doença que gera desconforto acaba se tornando um assunto pouco mencionado entre amigos e familiares. Porém, é importante que, ao identificar um gosto estranho com frequência na boca, ou até mesmo um odor, a pessoa procure imediatamente o dentista para identificar a causa.
Acordar com sabor ruim na boca não é legal, mas saiba que isso é muito comum. Não é exatamente um problema bucal, mas uma condição que pode atingir a todos os indivíduos. É a chamada halitose fisiológica, que acontece porque o jejum prolongado que passamos enquanto dormimos faz com que o nível de açúcar do sangue diminua, trazendo a hipoglicemia que ocasiona o mau hálito. Contudo, se o problema continuar mesmo após a primeira higienização do dia, o ideal é se consultar com um especialista para encontrar a origem do problema, já que a halitose (sem ser a fisiológica) pode ser estimulada por diversos fatores.
A maioria das razões para um cenário de halitose está ligada à saúde bucal, de forma que as três predominantes são: a saburra lingual, doenças da gengiva e cáseos amigdalianos. A saburra ou biofilme lingual é uma placa bacteriana que se forma no fundo da língua e doença periodontal são as que acometem a gengiva, osso de suporte dos dentes e as fibras do ligamento (que unem gengiva, dente e osso). Já os cáseos amigdalianos dizem respeito às placas bacterianas que se desenvolvem dentro das amígdalas.
Existem outras possíveis causas desse quadro, como os dentes do siso e alimentos como alho e cebola, que são considerados alimentos odoríferos. Mas além das causas bucais, o mau hálito também pode ser decorrente de fatores externos à boca. Por mais que a ocorrência seja menor é preciso se atentar às outras causas também, como a hipoglicemia, o diabetes não compensado e as alterações hepáticas ou renais.
A boa higiene é imprescindível para que o mau hálito não seja um problema na sua vida, sabia? A escovação diária após as principais refeições, focando bem a língua para remover a saburra ali depositada, limpar os dentes com auxílio de fio-dental e finalizar com enxaguante bucal, é um hábito que precisa fazer parte da rotina de todo mundo. E claro, comparecer nas consultas periódicas ao dentista também é importante para manter a saúde bucal em dia.
Sofre com mau hálito e não sabe como resolver? Marque uma consulta na Clínica Zetta Odonto para investigarmos e tratarmos adequadamente.