Os dentes sisos são os últimos que podem vir a nascer e muitas vezes não há espaço para eles na arcada dentária resultando em outros problemas no seu surgimento, por isso é realizada uma cirurgia para extraí-los. Neste procedimento acabam ficando alguns pontos e algumas medidas precisam ser seguidas para que o paciente tenha uma boa recuperação: como repouso de um ou dois dias, colocar gelo no local da cirurgia, tomar os remédios prescritos pelo cirurgião dentista e higienizar os dentes próximos da extração, da forma correta e com cuidado.
O paciente precisa seguir todas as indicações do dentista para diminuir a possibilidade de alguma infecção. Por isso, uma das recomendações é a higienização, sem ela alguma contaminação ou inflamação pode acontecer. Ela deve ser feita de forma suave, com o auxílio do enxaguante bucal.
O tempo para manter os pontos está ligado à complexidade do ato cirúrgico, mas geralmente é de uma semana após o procedimento. Há casos em que o dente siso está na posição incorreta e abertura da retirada ficou maior, então o profissional que irá indicar se 7 dias serão o suficiente para fechar.
Se existe necessidade de retirar os pontos no consultório ou não também depende de cada caso, principalmente por causa do tipo de fio que foi usado para fazer a sutura. É comum as suturas serem feitas com tipos que não são reabsorvíveis. Neste caso, o paciente deve retornar ao dentista. Já os com fios reabsorvíveis, não há esta necessidade. Além disso, vale ressaltar a importância de o profissional observar a área da cirurgia com uma certa frequência para verificar como está a recuperação.
Aqui na clínica Zetta Odonto cuidamos tanto do pré quanto do pós-atendimento. Aliás, cuidamos dos pacientes a partir do momento que eles colocam os pés aqui. Agende uma consulta.