Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode danificar um ou mais dentes. Ela é ocasionada pela placa bacteriana quando a higiene da boca não é executada de forma adequada, ou ainda quando não há um encaixe adequado dos dentes de cima com os dentes de baixo. Sem os cuidados necessários, a gengivite é capaz de evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente responsáveis por promover sua sustentação. Causa perda óssea, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dos dentes.
Mas você sabia que todos estes problemas não estão relacionados apenas com a saúde bucal? Existe uma ligação, constatada cientificamente, da doença periodontal com muitas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas estão a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse.
Como por exemplo a endocardite bacteriana, que é uma complicação grave da periodontite. Estudos revelam que as bactérias situadas nas bolsas periodontais são capazes de espalhar-se na corrente sanguínea, entrar nas válvulas cardíacas e prejudicar a circulação do sangue e o desempenho do coração.
Existem complicações também para quem tem diabetes. A associação da doença periodontal com diabetes parece ter intervenção mútua: assim como o diabetes interfere piorando a saúde gengival, as doenças gengivais aumentam a glicemia dos diabéticos. Por isso, quem tem este problema é importante tratar não só do sorriso, como também do controle de açúcar do sangue.
A prevenção ainda é a melhor maneira de evitarmos todos esses problemas. Hábitos saudáveis aliados a uma correta higiene bucal e consultas semestrais ao dentista são atitudes simples de serem tomadas e muito benéficas.
Aproveite que leu até aqui e marque a sua consulta conosco.