Muitos pacientes possuem o hábito de perguntar sobre os efeitos colaterais dos remédios e os possíveis danos que eles podem causar. Principalmente os antibióticos, que, se usados de forma incorreta, são associados às superbactérias. Mas, outra dúvida em relação a esses medicamentos bactericidas está ligada à saúde bucal. Afinal, os antibióticos prejudicam ou não os dentes?
A resposta certa é: depende. Ainda não foi identificado nenhum medicamento que cause cárie nos dentes, mas existe a tetraciclina que é um tipo de antibiótico que pode causar outros estragos, como manchar ou escurecer os dentes. Entretanto, isso só é possível em seu período de formação. Ou seja, sua atuação acontece durante a gestação ou quando os dentes de leite estão sendo criados no útero da mãe ou na criança menor de oito anos, quando os permanentes estão sendo formados.
É bom destacar que esse efeito colateral depende do quanto o medicamento está sendo consumido e a idade da pessoa. Sua composição não tem potencial para agir nos dentes permanentes. As manchas podem ter tons de amarelo, castanho ou cinza e, apesar de manchar, o medicamento não causa enfraquecimento dos dentes ou outro tipo de reação.
Mas calma, existem outros tipos de antibióticos que possuem mesmo efeito da tetraciclina e não causam efeitos colaterais aos dentes, então é possível substituir. E no caso de já estar com os dentes manchados por causa desse medicamento, você pode entrar em contato conosco. Possuímos diversos recursos para melhorar a sua estética dental.