O estresse é uma resposta fisiológica do corpo a acontecimentos ou problemas que atingem negativamente o comportamento ou o organismo de uma pessoa. Ele é causador de mudanças nas resistências físicas e psíquicas, e pode favorecer o aparecimento de infecções agudas bucais.
Pessoas que sofrem com estresse demonstram frequentemente surgimento de aftas, boca seca, casos de gengivite, inclusive a gengivite ulcerativa necrosante, que é uma forma de inflamação gengival muito dolorosa e causa um hálito desagradável, sangramento e retrações na gengiva.
Além destes problemas, é comum alguns pacientes apresentarem problemas na articulação da mandíbula (articulação temporomandibular – ATM), bruxismo, que é o ranger de dentes, e apertamento dos dentes, durante o dia ou quando dormem, o que pode ocasionar desgaste acentuado dos mesmos.
Já está comprovado que as manifestações gengivais e periodontais se apresentam de formas alteradas em pacientes estressados, por isso os cuidados com a saúde geral e bucal, como uma boa higiene e hábitos saudáveis, evitam complicações assim como lesões na boca, que podem ser irreversíveis. É recomendável que ao passar em consulta o paciente pontue todos os sintomas, inclusive o estresse e nervosismo que anda passando, para o profissional poder fazer uma avaliação completa e o tratamento adequado.
Aqui na clínica Zetta Odonto nos preocupamos não apenas com seu sorriso e saúde bucal, mas com todo seu bem-estar.