Você sabia que problemas bucais podem afetar o progresso de um atleta? É isso mesmo! Quando pensamos em saúde no mundo do atletismo automaticamente ligamos a alimentação, corpo e até a mente, mas o que muita gente não sabe é que a saúde bucal também demanda muita atenção. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para algumas doenças, com uma grande influência no equilíbrio muscular geral do atleta. Por isso, problemas aparentemente inocentes também podem prejudicar o rendimento esportivo.
A produtividade de um atleta pode baixar até 21% por causa de problemas relacionados aos dentes. Entre eles estão a má oclusão dental, a gengivite e os canais não tratados. Ambos podem gerar falhas na mastigação, o que diminuiria o aproveitamento da energia dos alimentos fundamentais para a saúde dos atletas.
O cuidado que os atletas necessitam ter com a higiene bucal precisa ser redobrado, pois eles reproduzem cárie com mais frequência, devido as suas dietas e suplementos ricos em sacarose, que são metabolizados pelas bactérias que causam a cárie. Esses alimentos acabam penetrando nos dentes e, quando não são removidos na higienização bucal, originam a lesão de cárie.
Já sobre os traumas de contato é imprescindível o uso de protetor bucal, que além de prevenir essas lesões, também reduzem a força de impacto que chega à boca e à base do crânio, protegendo-o. O protetor bucal ideal é o que não atrapalha a fala, a respiração e a deglutição. Ele deve ser moldado individualmente para a boca de cada pessoa, considerando as características do esporte praticado.
A consulta frequente do atleta ao dentista ajuda a prevenir e a tratar possíveis disfunções bucais. Tanto esses traumas de contato, como também evitar que infecções causem dimensões maiores e acabem danificando a saúde e rendimento do esportista. Essas infecções, se não examinadas e tratadas, podem levar bactérias pela corrente sanguínea até algumas partes do corpo, o que causaria problemas ainda maiores como a endocardite bacteriana, que é uma doença provocada por esses microrganismos e afeta as válvulas e os tecidos do coração.
Inimigas invisíveis que prejudicam a saúde de toda a população, atletas ou não, algumas doenças bucais são bem perigosas. Marque uma consulta.